17º Aniversário de Crash Bandicoot - Post Especial de Aniversário da Nossa Bandicota Preferida!

Hoje é um dia muito especial: é o 17º aniversário de Crash Bandicoot! E eu, PH, como um grande fã desse personagem que marcou a infância de muita gente, vou fazer um post especial o homenageando! Mas claro, vamos relembrar somente dos velhos tempos, a chamada Era Naughty Dog, os jogos que foram exclusivos de PS1:

Crash Bandicoot começou em 1996 sobre as talentosas mãos da Naughty Dog, empresa que marca todas as gerações da PlayStation com seus fantásticos jogos: Jak and Daxter, Uncharted e The Last of Us.
Na época, ela ainda não era esse gigante que conhecemos hoje, mas conseguiu produzir a trilogia Crash Bandicoot e um de corrida:

O primeiro jogo, intitulado de Crash Bandicoot, veio em 1996. A história do jogo é sobre dois cientistas piradões, Dr. Nitrus Brio e o "melhor" vilão de todos, Dr. Neo Cortex, tentando criar um exército de animais mutantes com uma arma chamada Vórtice de Cortex. Mas a arma não está completa.. E adivinha quem é o primeiro a ser testado? Isso mesmo, a Bandicota Crash! Ele não é atingido pela maldade da máquina e foge. Mas sua namorada, Tawna, fica pra trás. Então Crash tem a missão de salvá-la! Ele vai receber a ajuda de Aku Aku, a famosa máscara que nos deixa invulneráveis quando coletamos 3 delas. Para quem não sabe, a máscara é de um antigo médico bruxo, que espalhou várias delas pela Ilha na esperança de ajudar Crash!

Em 1997, veio Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Again, considerado o melhor da trilogia por muitos fãs. Nesse jogo, novos personagens são adicionados: Coco Bandicoot, irmã mais nova de Crash, Tiny Tiger, o famoso tigre bombado, inimigos de Crash; e o N. Gin, novo assistente de Cortex. O cientista agora planeja reconstruir a Vórtice de Cortex, mas precisa de 25 cristais espalhados pela Terra. Cortex engana Crash dizendo que precisa deles para derrotar o Dr. Nitrus Brio. Crash vai claro, mas encontra o próprio Nitrus Brio pelo caminho que diz precisar de alguns diamantes para vencer o Cortex! No final, Coco acaba revelando a verdade para Crash, e ele derrota N. Gin e Cortex, destruindo sua base com o raio criado por Nitrus Brio com os diamantes.
Nesse jogo também foram adicionadas as Warp Rooms, locais aonde escolhemos nossas missões e podemos salvar o jogo também!
Há cristais, diamantes e gemas para serem coletados, que liberam conteúdos extras, como missões bônus e finais secretos!

Em 1998, veio a conclusão da trilogia, o Crash Bandicoot Warped! Dessa vez, um novo mal aparece: Uka Uka, irmão de Aku Aku! Ele começa a trabalhar junto com Cortex para tentar recuperar os cristais e diamantes que foram perdidos no espaço-tempo, passando por dimensões através do Tornado Temporal, criação de Dr. Nefarius Tropy, novo aliado de Cortex. Crash terá de enfrentar velhos inimigos: N. Gin, Tiny Tiger e um novo, Dingodile, um crocodilo modificado (Esse cara é uma piada xD). Pela primeira vez, nós controlaremos Coco Bandicoot, a irmã de Crash que retorna, mas somente em fases que usaremos montarias, outra novidade no game, aonde usamos Baby-T (um filho de Tiranossauro), uma motocicleta, o tigre Pura (Coco), uma nave (Coco) e um jet ski (Coco).
Assim como Crash 2, Warped traz as "missões secundárias" dentro dos levels, aonde embarcamos numa espécie de "disco voador" para termos a oportunidade de destruir mais caixas e ganhar mais maçãs, além de encontrar itens especiais.
O nível secreto da Warp Room também retorna, precisando novamente que consigamos um certo número de itens para acessá-las.
Esse dinossauro deixava a fase muito tensa :O


 E claro, para fechar com chave de ouro temos o Crash Team Racing! Dessa vez, Crash e sua turma devem vencer o novo vilão alienígena, Nitrous Oxide, de dominar a Terra! O mais legal do game, é que vários personagens estão disponíveis para podermos jogar, incluindo os vilões e os animais! Para liberar a maioria deles é necessário completar alguns desafios, mas valem a pena. Nitrous Oxide também está disponível, mas somente via GameShark (cara, como eu usava isso no PS1 xD). Há vários colecionáveis no game, que servem para desbloquear tanto os personagens, quanto desafios e, claro, assim como em todos os outros jogos, o epílogo, que conta o que aconteceu com cada personagem depois dos eventos do game! Também temos uma boa quantidade de Modos, cada qual com utilidades diferentes (as modas CTR, por exemplo, só podem ser adquiridas no modo CTR Challenge.

=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=

 Depois dessa linda sequência de jogos, a Naughty Dog teve que se desfazer do game, vendendo-o para a Activision, que, desculpem a sinceridade, fudeu com o jogo. Aquela graça, o gosto de jogar um Crash, havia morrido com a venda da franquia!
Crash já passou pelas mãos de vários desenvolvedores: Eurocom, Traveller's Tales, Vicarious Visions, Dimps, Radical Entertainment, Vivendi Games Mobile, Polarbit.

Curiosidades:

 Uma sessão de curiosidade não poderia faltar, né?:

- Coco não é namorada de Crash, apesar de alguns imbecis dizerem isso (lê-se BRKsEdu), e sim Tawna

- Tawna, a namorada de Crash, não é conhecida por muitos pois ela só apareceu em Crash Bandicoot 1, mas foi cortada do jogo porque a Naughty Dog achou que os seios dela eram muito grandes para um jogo infantil :P

- Crash não é uma raposa, nem um marsupial, e sim uma Bandicota, que é uma espécie de roedor australiano

- O primeiro jogo de Crash, de 1996, foi considerado muito difícil, e por isso os outros foram mais fáceis. Um exemplo disso é que, no primeiro jogo, quando nós morríamos, as caixas que tínhamos destruídos lá atrás, reaparecem, mas não há como voltar e quebrá-las de novo! Então, se quiséssemos todas as caixas, teríamos que recomeçar o level!

- A Naughty Dog considera Neo Cortex um personagem amargo e solitário!

- Segundo a Naughty Dog, Crash tem 16 anos, e sua irmã, 13

- A primeira palavra dita por Crash foi Cupcake

Jogos Cancelados!

Depois da Naughty Dog, Crash passou pelas mãos de várias produtoras, tendo uma boa quantidade de jogos (mal feitos, digamos), mas muitos também foram cancelados! Confira a lista:


Reparem que na lista temos um para PS4! Quem sabe, alguma alma caridosa decida devolver os direitos do game para a Naughty Dog e nós consigamos um Reboot da série!

Então é isso ai pessoal! Escrevam aí suas palavras para Crash, comentem qual seu jogo favorito e porque, e, se gostaria de um reboot dessa magnífica Saga! Valeu õ/




3 comentários:

  1. Fechei todos em 100% pelo menos os de PS1 que eram os que valiam a pena, o único depois desses que era bom se chama...... não lembro mas nele você podia controlar o Cortex. Enfim foi uma boa época pra mim e gostaria de um novo jogo feito pela mesma produtora e com os mesmos personagens, parabéns!!!!

    OBS: Meu personagem preferido sempre foi o N.Gin kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns bons fora da Era da Naughty Dog, mas não chegam nem aos pés da trilogia original õ/
      Cara, eu sempre gostei do Dingodile xD

      Excluir
    2. N.Gin comanda! kkk, É nois! O ciborgue doidão sempre foi meu preferido.

      Excluir

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat