PlayStation 4 terá vantagens a longo prazo em relação ao Xbox One

AMD HUMA


Notícias do gaming convenção europeia Gamescom implica outra vitória para a Sony. De acordo com a gerente de marketing de produto sênior da AMD, Marc Diana, o PS4 é o único console que irá apoiar a arquitetura de memória das empresas de próxima geração heterogênea unificada (huma). Quando a AMD anunciou Huma no início deste ano, ele ressaltou que vê a tecnologia como essencial para o futuro da computação de alto desempenho - e agora parece que a capacidade vai estrear em apenas um console.
 Esta diferença na capacidade está sendo apontado como uma das razões por que o PS4 é declaradamente visto como muito à frente do Xbox, Uma em termos de desempenho bruto.German IT revista C't, que conversou com Diana , também afirma que vários desenvolvedores acreditam que o PS4 é muito à frente do Xbox com poder computacional cru. Isso é particularmente interessante dado os comentários de John Carmack sobre este tema algumas semanas atrás. Durante a sua dissertação de três horas sobre o universo dos jogos, Carmack falou sobre a diferença (ou falta dela) entre os consoles, dizendo: "É interessante - é quase incrível - o quão perto eles estão em capacidades , como é comum que eles são, e como as capacidades que eles dão são essencialmente a mesma coisa ... a linha de fundo é que ambos são processador multicore com gráficos AMD ".
John Carmack
Na verdade, é o primeiro tema que ele abordou em seu discurso, e ao fazê-lo, ele parece jogar água fria na idéia de que o PS4 vai ser o vencedor fuga vir novembro. Concedido, John Carmack não é o Deus dos jogos - mas ele é, pelo menos, uma grande potência.Como podemos conciliar estas declarações aparentemente contraditórias? Dando uma olhada mais de perto o que huma e HSA pode e não pode fazer - e colocar um pouco de contexto em torno declarações de Carmack.

Incerto ramp-up do HSA - e a promessa de longo prazo

A primeira coisa devemos entender sobre Huma / HSA é que a adaptação dessas tecnologias para qualquer caso de uso não é trivial. O objetivo final de permitir CPU e GPU para compartilhar principais indicadores de memória e dados sons diretamente simples. HSA whitepaper da AMD deixa claro que para que isso aconteça não é nada. A plataforma é projetada para suportar vários idiomas, os quais são traduzidos em HSAIL (HSA Intermediate Language) para o código que é executado na GPU. O lado CPU da equação permanece em código nativo. Há um bloco específico de hardware que é usado para gerenciar a memória unificada, apelidado de HMMU e mostrado abaixo.
Aqui é a parte realmente importante. AMD descrição do HSAIL enfatiza que HSAIL está "focada exclusivamente em computação e não expõe as instruções específicas do gráfico." Em outras palavras, a maioria dos dados disponíveis publicamente sobre implementações esperados HSA não se aplicam ao jogo em particular. No entanto, o whitepaper deixa claro que, para funcionar de forma eficaz, a movimentação de dados e cargas de trabalho entre CPU e GPU tem de ser, uma operação de baixa latência eficiente. A CPU e GPU precisa ser capaz de agendar tarefas para o outro para ser concluída, o que significa que você precisa de um agendador de tarefas que é capaz de compreender como priorizar um trabalho para a GPU contra a CPU.
Vantagens AMD HSA
Este tipo de trabalho de otimização é não-trivial. Um programa não-HSA não vai tirar vantagem inerente de HSA ou Huma - ele vai ter que ser otimizado para a tarefa. A maioria dos trabalhos relatando benefícios do HSA otimização têm sido focados em aplicações de estação de trabalho ou ferramentas como o Mathematica, onde a capacidade de alavancar a GPU mais eficiente é visto como um impulso de enorme potencial de seus aspectos computacionais, e não o foco do jogo.
Há um outro aspecto a ter em mente quando se trata de considerar os benefícios do HSA para jogos. Desde o início da aceleração 3D, o jogo foi um esforço conjunto entre a CPU e a GPU. Os desenvolvedores de jogos têm uma grande experiência quando se trata de minimizar a latência e o impacto do compartilhamento de dados CPU-GPU em arquiteturas convencionais, o que significa aproveitando HSA para proporcionar melhorias na forma padrão de fazer as coisas que vai levar tempo.
Com vários estúdios correndo para terminar os jogos, é improvável que HSA / Huma servirá como as características tecnológicas distintas em exposição no dia do lançamento. Em vez disso, eu suspeito que os primeiros títulos contará com high-end GPU da PS4 para qualquer tentativa de one-up da Xbox one. Isso é mais provável de ser verdade para os estúdios trabalhando e trazendo versões do jogo para cada console; estúdios que se comprometeram a exclusividades pode ter mais tempo para passar o tema. Sony provavelmente está apostando no HSA / Huma, da mesma forma que a Microsoft está apostando na nuvem de desembarque - como um mecanismo de diferenciação de longo prazo que poderia oferecer aos jogadores benefícios exclusivos que o outro console não pode duplicar.
Resumindo:
PlayStation 4 possui uma tecnologia inovadora que o dará vantagens sobre seu concorrente, o Xbox One. De acordo com a AMD, o console da Sony adota uma memória unificada para o processador (CPU) e a placa de vídeo (GPU). O novo modelo, chamado de hUMA, permite que os dois componentes troquem informações de maneira mais eficiente, o que se traduz em maior velocidade e, com o passar do tempo, pode significar uma vantagem do PS4 sobre o Xbox One.
Sendo assim, as configurações do Xbox One limitam as possibilidades dos desenvolvedores e, com o tempo, o sistema pode se mostrar menos eficiente que o do console da Sony. A expectativa é de que essa diferença entre PS4 e Xbox One seja imperceptível nos primeiros anos da nova geração, mas, conforme novos games e engines comecem a explorar mais e mais dos novos videogames, o HUMA tende a dar vantagem ao PlayStation 4.

ΩGirotti


0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat