Você muito provavelmente já ouviu falar de Mark Cerny, um dos principais caras que participaram da apresentação do PS4. Mas, o que você provavelmente não sabe é que Mark não é "só" o "carinha do PS4".. O cara já participou de vários jogos, como: Crash Bandicoot, Ratchet and Clank e até mesmo God of War! Até uma teoria sobre o futuro dos video-games o cara chegou a comentar! Bora conhecer um pouco mais sobre esse cara então:
Inicio de Carreira:
Mark Cerny e Yu Suzuki |
Sempre fã de jogos de arcade e programação, Mark começou a trabalhar aos 17 anos no Atari! O trabalho lá era meio tenso, com várias papeladas pra cada trabalhador, mas Cerny conseguiu se destacar, criando o famoso Marble Madness para máquinas de arcade.
Trabalhou também um tempinho com a Sega, aonde participou da criação de Sonic, the Hedgehog 2!
Depois de um tempo, ingressou na Universal Interactive Studios, aonde foi vice-presidente e depois presidente!
Entrada na Sony:
Mark Cerny tem um longo e respeitado histórico em jogos exclusivos da Sony:
Naughty Dog - Mark trabalhou na Naughty Dog como produtor e designer da Saga Crash Bandicoot, Jak and Daxter e em Uncharted: Drake's Fortune, o primeiro da série;
Insomniac Games - Mark trabalhou com a Saga Ratchet and Clank, Resistance e Spyro.
Mark ainda fez pontas em jogos como Killzone 3 e God of War III como consultor do projeto.
Confira o currículo inteiro do cara:
Major Havok (1983, arcade) Programador, Designer
Marble Madness (1984, arcade) Programador, Designer
Shooting Gallery (1987, Master System) Programador, Designer
Missile Defense 3D (1987, Master System) Programador, Designer
Shanghai (1988, port para Master System) Programador
California Games (1989, port de Master System) Programador
Dick Tracy (1990, Genesis) Programador, Designer
Kid Chameleon (1991, Genesis) Programador, Designer
Sonic the Hedgehog 2 (1992, Genesis) Produtor
Crash 'N Burn (1993, 3DO) Programador, Designer
Total Eclipse (1994, 3DO) Programador, Designer
Disruptor (1996, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot (1996, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro the Dragon (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot 3: Warped (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Spyro the Dragon 2: Rage Ripto (1999, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bash (2000, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro: Year of the Dragon (2000, PlayStation) Consultor de Projeto
Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001, PS2) Programador
Ratchet and Clank (2002, PS2) Designer
Jak II (2003, PS2) - Programador, Designer
Ratchet & Clank: Commando Indo (2003, PS2) Designer
Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (2004, PS2) Consultor de Projeto
Resistance: Fall of Man (2006, PS3) Consultor de Projeto
Uncharted: Drake Fortune (2007, PS3) Consultor de Projeto
Ratchet & Clank: Tools of Destruction (2007, PS3) - Consultor de Projeto
Resistance 2 (2008, PS3) Designer
God of War III (2010, PS3) Consultor de Projeto
Killzone 3 (2011, PS3) Consultor de Projeto
Mark ainda fez pontas em jogos como Killzone 3 e God of War III como consultor do projeto.
Confira o currículo inteiro do cara:
Major Havok (1983, arcade) Programador, Designer
Marble Madness (1984, arcade) Programador, Designer
Shooting Gallery (1987, Master System) Programador, Designer
Missile Defense 3D (1987, Master System) Programador, Designer
Shanghai (1988, port para Master System) Programador
California Games (1989, port de Master System) Programador
Dick Tracy (1990, Genesis) Programador, Designer
Kid Chameleon (1991, Genesis) Programador, Designer
Sonic the Hedgehog 2 (1992, Genesis) Produtor
Crash 'N Burn (1993, 3DO) Programador, Designer
Total Eclipse (1994, 3DO) Programador, Designer
Disruptor (1996, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot (1996, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro the Dragon (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot 3: Warped (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Spyro the Dragon 2: Rage Ripto (1999, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bash (2000, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro: Year of the Dragon (2000, PlayStation) Consultor de Projeto
Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001, PS2) Programador
Ratchet and Clank (2002, PS2) Designer
Jak II (2003, PS2) - Programador, Designer
Ratchet & Clank: Commando Indo (2003, PS2) Designer
Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (2004, PS2) Consultor de Projeto
Resistance: Fall of Man (2006, PS3) Consultor de Projeto
Uncharted: Drake Fortune (2007, PS3) Consultor de Projeto
Ratchet & Clank: Tools of Destruction (2007, PS3) - Consultor de Projeto
Resistance 2 (2008, PS3) Designer
God of War III (2010, PS3) Consultor de Projeto
Killzone 3 (2011, PS3) Consultor de Projeto
Knack
Mark está atualmente trabalhando como diretor de Knack, junto com a SCE Japan. O título, como prometeu o próprio Mark, irá agradar desde os jogadores casuais aos hardcores, por apresentar vários níveis diferentes de dificuldade, e por possuir referências á Crash Bandicoot, Jak and Daxter e até mesmo de God of War!
Knack será um título de lançamento exclusivo de PlayStation 4.
Assista abaixo o vídeo Knack - Conversando com os Produtores, para saber mais sobre o game!
Método Cerny
Mark Cerny tem um método que ele usa para criar seus jogos ou auxiliar as outras empresas. Esse método apoia uma forma livre de pré-produção analisando a viabilidade do jogo antes do desenvolvimento completo. Em palavras mais simples, podemos dizer que, se o primeiro nível do jogo não empolgar os clientes, então ele deve ser descartado, evitando assim perder tempo num projeto que não agradou a maioria.
Mark vem fazendo isso desde a Naughty Dog e, na PlayStation Meeting desse ano, reforçou a todos mais uma vez como o método funciona. Ou seja, Knack está sendo desenvolvido sob essa visão, o que já da uma maior segurança para os jogadores.
Multiplayer da Futura Geração:
Todos sabemos que cada vez mais jogos estão vindo com uma nova experiência Multiplayer, que é colocar o modo Multijogador dentro da própria Campanha. Algum tempo atrás, Mark havia "previsto" que isso aconteceria. Segundo ele, chegaria uma hora aonde não existiria barreira, entre o Multiplayer e o Singleplayer. Ela ainda cita o exemplo de Dark Souls, aonde dentro da própria campanha do jogo, nós temos o Multiplayer, que é dado através de invasões de outros jogadores no seu mundo, ou missões cooperativas. Para Mark, esse será o futuro dos videogames.
PAI DO PLAYSTATION 4
Mark começou a trabalhar com o PlayStation 4 no começo de 2008, mas já estava pesquisando possibilidades para o novo console desde a metade de 2007. Ele é o Arquiteto-Chefe do console, ou seja, responsável por tudo que está dentro do aparelho. Ele também trabalhou no DualShock 4.
Uma das principais e arriscadas decisões tomadas por ele foi implantar o chip x86 no PS4, que nunca antes havia sido usado num console porque os caras tinham medo de sua complexidade. Ele deu certo no PS4 e realmente foi a escolha certa, porque com ele, não há restrições, qualquer um que faça tecnologia pode aproveitar o PS4. Caso o x86 não funcionasse, a escolha deveria ficar com o Power PC, que possui restrições.
Para o PS4, Cerny defende a ideia de voltarmos a como era feito no PlayStation 1, aonde o desenvolvedor tinha uma ideia e a colocava em prática. Esse é o motivo de tanto apoio Indie, porque os caras tem muitas ideias boas e que precisam ser incentivadas. O próprio Kaz Hirai chegou á concordar com ele, e disse que odiaria ver somente FPS no PS4!
Deu pra perceber que o PS4 está em ótimas mãos. Abaixo, confira a lista de troféus que o cara já ganhou:
Lifetime Achievement Award no Game Developers Choice Awards: Em 2004, a International Game Developers Association nomeou Mark como um homem de inúmeras qualidades, que traz vários estilos de jogos, todos sempre muito bem feitos.
13º Annual Interactive Achievement Awards - Em 2010, Mark subiu ao Hall da Fama da Academia de Artes Interativas e Ciências.
Uma das principais e arriscadas decisões tomadas por ele foi implantar o chip x86 no PS4, que nunca antes havia sido usado num console porque os caras tinham medo de sua complexidade. Ele deu certo no PS4 e realmente foi a escolha certa, porque com ele, não há restrições, qualquer um que faça tecnologia pode aproveitar o PS4. Caso o x86 não funcionasse, a escolha deveria ficar com o Power PC, que possui restrições.
Para o PS4, Cerny defende a ideia de voltarmos a como era feito no PlayStation 1, aonde o desenvolvedor tinha uma ideia e a colocava em prática. Esse é o motivo de tanto apoio Indie, porque os caras tem muitas ideias boas e que precisam ser incentivadas. O próprio Kaz Hirai chegou á concordar com ele, e disse que odiaria ver somente FPS no PS4!
Mark Cerny e Hideo Kojima. Duas lendas! |
Deu pra perceber que o PS4 está em ótimas mãos. Abaixo, confira a lista de troféus que o cara já ganhou:
Lifetime Achievement Award no Game Developers Choice Awards: Em 2004, a International Game Developers Association nomeou Mark como um homem de inúmeras qualidades, que traz vários estilos de jogos, todos sempre muito bem feitos.
13º Annual Interactive Achievement Awards - Em 2010, Mark subiu ao Hall da Fama da Academia de Artes Interativas e Ciências.
Nasceu nos anos 80? Era e ainda apaixonado por um bom console mas não esquece o antigo Atari e seus jogos clássicos?
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