FIFA 2014 x PES 2014 (FinalBoss)

FinalBoss testou as demos de Fifa 14 e PES 2014 e nos trouxe uma comparação entre esses dois jogos! Confira abaixo:

Seria injusto avaliar as demos de FIFA 14 e PES 2014 comparando os dois jogos, simplesmente por ambos terem propostas diferentes – enquanto um procura ser mais um simulador de futebol, o outro é bem mais voltado para o arcade. E parece que essas propostas ficaram ainda mais claras nestes dois novos títulos da EA Sports e Konami respectivamente. Vale lembrar que esta ‘mini-análise’, que é mais uma prévia, é totalmente baseada nas DEMOS dos jogos, portanto, pode ser que alguma coisa mude quando a versão final sair. Ou não.

Vamos começar falando sobre FIFA 14, que vem surpreendendo os jogadores há algum tempo, inovando a cada título e conquistando cada vez mais o topo dos jogos de futebol. Na demo deste novo título pudemos observar que o jogo modificou aqueles menus trabalhosos e cansativos que encontramos na versão passada. Podemos dizer que, neste aspecto, FIFA superou um de seus ‘grandes’ problemas na última versão. Agora ficou muito mais fácil encontrar o que você procura no jogo – seja o Ultimate Team, partidas rápidas, ou o Football Club.



FIFA 14 agora disponibiliza uma área chamada ‘Football Club’, que mais parece um ‘clube do bolinha’. Através dessa aba podemos encontrar nossos amigos de maneira mais rápida, ou mesmo saber o que seus amigos estão fazendo dentro do jogo no momento. Na demo não ficou claro se teremos mais opções do que fazer nesta área, mas parece ser bem promissora.

Quanto a Jogabilidade, pode ser um aspecto que tenha ficado ‘um pouco a desejar’ para alguns jogadores. Já em FIFA 13, a jogabilidade já havia alcançado um ótimo nível, que não precisaria ser mudado, e foi exatamente isto que aconteceu neste título. Não há uma diferença significativa na jogabilidade, o que faz parecer ser o mesmo jogo dentro de campo. Algumas pequenas coisas mudaram como os ataques que se iniciavam com um chutão para o nada, mas lançamentos pelo alto seguem apavorando a defesa adversária.


Sendo assim, pelo o que pudemos avaliar da versão demo de FIFA 14, vale a pena investir neste grande simulador de futebol, que vem muito forte para brigar pelo título de ‘campeão de vendas’. Talvez por estar cada vez mais completo, não tenha muitas coisas para serem adicionadas, mas com certeza você não sentirá que ‘está jogando o mesmo jogo do ano passado.’

Segundo Round. É hora de falar de Pro Evolution Soccer 2014, que já chegou inovando com sua nova engine, que de cara trouxe mudanças significativas para o jogo. A mudança da Konami foi para correr atrás de FIFA, que após ultrapassar PES, disparou nas vendas após o grande sucesso do jogo no ano passado. Aqui no Brasil a preferência pelo jogo de futebol da Konami segue firme, mas a grande vantagem que a empresa possuía no passado não existe mais, então a hora de mudar é agora.

Pensando desta maneira, PES 2014 chegará bem diferente – e que os fãs da franquia nos perdoem – e com uma cara de FIFA. Parece que a Konami se inspirou bastante no sucesso do título da EA, e esta inspiração se reflete diretamente em seus menus. Não que esta seja uma boa comparação, pelo contrário. O menu principal do jogo até que está bem mais direto e simples que o anterior, mas os menus dentro do jogo estão tão estranhos e confusos quanto os de FIFA 13. A ideia passada é como se você estivesse utilizando o jogo em um computador, onde tudo o que selecionamos conta com uma pequena seta de mouse apontando a opção que está selecionada.

As duas principais diferenças que dá para notar na jogabilidade são os cruzamentos, que agora você realmente terá que ‘colocar a bola onde quiser’, e não simplesmente chegar na lateral e apertar o botão para cruzar. Os escanteios também estão diferentes, o qual você poderá escolher colocar efeito ou não na sua cobrança. Os goleiros parecem estar um pouco mais espertos quanto a chutes de fora da área, mas quando o chute é desviado no meio do caminho, fica complicada até mesmo para um grande goleiro.
A demo disponibilizada pela Konami mostra que PES não nos mostra muitas opções sobre o que fazer no jogo, deixando em aberto o que as Copas e Ligas nos reservam quando o jogo sair. Sabemos, claro, que a Master Liga sempre estará lá presente, mas será que teremos algum outro modo ‘surpresa’? Além das partidas rápidas – que contam com times como Manchester United, Manchester City (Sim, amigos, nada de Man Blue), e Bayern de Munique, e também seleções como Alemanha, Itália e Espanha – também temos as opções de treino, que serão subdivididas em 5 categorias que vão desde aprender os movimentos básicos, até sair com um ‘mestrado’.

Ao entrarmos na tela da partida começamos a notar a influência da nova engine no jogo, principalmente quando os jogadores começam a aparecer mais próximo. Ao iniciar a partida, é possível perceber a grande diferença de PES 2014 para o antigo título, e então vemos que a Konami trouxe uma obra-prima para os jogadores, onde o jogo está muito bonito e a jogabilidade está bem diferente. Podemos notar o novo sistema ‘heart’ dos jogadores, mas não dá para entender muito bem como ele funciona dentro do jogo – você entenderá caso tenha lido algo a respeito do sistema, é claro.

Os dois títulos parecem estar bem promissores, e neste primeiro momento eles podem ser vistos no mesmo patamar. Enquanto a EA Sports aposta no seu jogo ‘quase completo’ modificando apenas alguns detalhes, a Konami tenta se reinventar e trazer algo diferente que possa atrair a atenção dos jogadores. Vale a pena jogar e conferir estes dois títulos que chegam ainda este mês.

=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=

Eu, PH, particularmente, não gosto de jogo de futebol, porém, pelo que eu tenho conferido até agora, me parece que FIFA está "mais á frente" de PES, tanto em gráficos, quanto em jogabilidade. Mas, enfim, como eu disse, eu não jogo e não tenho conhecimento para falar com certeza qual dos dois é melhor.
PES 2013 virá somente para a atual geração e também para o PSP. Já FIFA 14 terá versões para a geração atual e para a próxima geração, sendo um dos títulos do lançamento do PS4! 

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat