Pagamentos em reais não serão mais admitidos pela PS Store
Mudanças nas políticas de transações internacionais atingem a PlayStation Store; cartão de crédito internacional ainda é imprescindível a compras feitas via web
Um comunicado emitido pela Sony Entertainment Network tem deixado até mesmo especialistas em economia confusos. De acordo com a nota, alguns bancos brasileiros não vão mais permitir que compras em reais sejam feitas na PS Store. Dessa forma, e para que qualquer produto da PlayStation seja adquirido em ambiente online, um cartão de crédito internacional deverá estar sob posse dos consumidores.
Esse último ponto, contudo, traz informações imprecisas sobre taxas que poderão incidir sobre as tais compras. Veja só: “o seu banco de emissão pode impor taxas adicionais que podem incluir flutuações cambiais e impostos em operações de câmbio internacionais ou pode rejeitar a transação e poderá receber uma mensagem de ‘falha de transação’" (sic), informou a Sony.
Essas alterações nas formas de pagamento online podem se referir às regras estabelecidas pela Medida Provisória 615 (MP 615/2013). Esta nova norma determina como regulador dos sistemas de pagamentos eletrônicos brasileiros o Banco Central (BACEN). Dentre as delimitações fixadas pela medida, destaca-se a vedação à realização de atividades exclusivas de instituições financeiras pelas credenciadoras de cartões.
O que isso tudo significa?
Para que informações mais claras acerca das novas políticas de transações da PS Store sejam publicadas, o uso do tal serviço deverá ser feito. É preciso, no entanto, que algumas dicas lhe sejam adiantadas – uma vez que “taxas adicionais” podem ser cobradas pelo seu banco. Portanto, fique de olho:
- Verifique sua fatura
Se qualquer cobrança “estranha” for feita, entre imediatamente em contato com o seu banco.
- Converse com seu gerente
Como não há referência a lei específica em parte alguma do texto divulgado pela Sony, fica difícil saber como exatamente as compras via PS Store deverão ser feitas. Contate seu gerente e peça informações sobre como as transações internacionais serão, agora, realizadas.
- Ligue para a Sony
Conforme se pode ler ao final da nota emitida pela companhia, você pode entrar em contato com a Sony a partir dos seguintes telefones:
- Suporte ao Cliente PlayStation em 4003 SONY (7669) - para capitais e regiões metropolitans; ou
- 0800 880 SONY (7669) - para as demais localidades.
Não sabemos quais são as intenções dessas ainda pouco claras novas regras. Com o BACEN como regulador dos sistemas de pagamentos eletrônicos, podemos esperar certamente um tipo de engessamento nas compras de produtos estrangeiros. A seguir, comunicado emitido pela Sony de forma integral:
“Caro fã de PlayStation,
Queremos alertá-lo sobre mudanças importantes nas transações da PlayStation Store ("PS Store") de acordo com uma nova regulamentação no Brasil. Efetivo 13 de setembro de 2013, alguns bancos brasileiros já não permitirão aos consumidores comprar em reais de comerciantes internacionais, incluindo a PS Store.
Um cartão de crédito internacional ainda é necessário para compras na PS Store. Cada vez que você adiciona dinheiro a sua conta com um cartão de crédito internacional, o seu banco de emissão pode impor taxas adicionais que podem incluir flutuações cambiais e impostos em operações de câmbio internacionais ou pode rejeitar a transação e poderá receber uma mensagem de ‘falha de transação’.
Queremos que estejam plenamente informados sobre essas mudanças antes de fazer transações na PS Store. Se você tiver dúvidas, entre em contato com a equipe de Suporte ao Cliente PlayStation em 4003 SONY (7669) (para capitais e regiões metropolitans) ou 0800 880 SONY (7669) (para as demais localidades)”.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.