Análise - PlayStation 4

Eai galera, como todos devem saber, o PS4 já lançou faz algum tempo! E eu, PH, já tenho o console em mãos õ/ Então, eu vou fazer aqui uma pequena análise sobre o console.
Como todas as Análises daqui do Blog (quem ainda não viu nenhuma, da uma olhadinha lá na tag Análises!), não vou escrever nenhum puta artigo á lá Zangado, afinal eu nem saberia como fazer, mesmo que quisesse :P 
É mais para mostrar o meu ponto de vista sobre o console e quem sabe a gente debater aqui, né não? 
Eu tirei algumas fotos, que ficaram de fato ruins, mas eu vou postar aqui xD Então vamos lá!

Análise - PlayStation 4 - O Console mais Poderosos de Todos os Tempos!


Começando claro por uma das partes principais: o CONSOLE! Quando eu o peguei pela primeira vez, pude perceber que ele é realmente leve, porém pelo jeito que o povo falava, eu achei que seria um pouco mais leve. Mas claro, isso não é nenhum ponto negativo. 
A caixa que veio o PS4 é bem pesadinha até, e a minha meio que já rasgou um pouquinho em cima xD
A felicidade de conectar o cabo HDMI e a fonte e vê-lo ligando é sensacional!
A luz azul surge quando o console está sendo iniciado e logo é substituída pela luz branca!
Preciso ressaltar que ele fica perfeito na estante: um aparelho meio ''torto'', uma aparência realmente moderna com aquela luz no meio. O console é dividido em um preto fosco e o ''jet black'', que pelo que eu notei é facilmente marcado pelos dedinhos!
Outra coisa que impressiona no console é o quão silencioso ele é! Algum barulho pode ser ouvido quando está iniciando algum jogo, mas nada comparado ao barulho produzido pelo PS3. Além disso, ele não esquenta a ponto de conseguir fritar um ovo, igual acontecia com nosso querido PS3. E caso ele esquente muito mesmo, uma luz vermelha será exibida e o console desligará automaticamente. Mas nada com que se preocupar muito: basta deixar o console esfriar um pouquinho. Claro que se isso voltar a se repetir muitas vezes, é bom arranjar um lugar mais arejado para o seu console, quem sabe até mesmo colocar um ventiladorzinho do lado!
Apesar de não ter trocado o HD ainda, eu já testei como seria o processo: temos que tirar a parte jet black de cima (a parte preto mais escuro), como já até tinha sido mostrado em um vídeo. Achei bem simples de tirá-la, o difícil mesmo foi recolocar xD eu devo ser meio tapado, por isso senti dificuldade, mas eu descubro quando for realmente trocar o HD.
O PS4 pode ser colocado em modo stand-by, produzindo uma luz laranja quando colocado nesse estado. O controle pode ser carregado, downloads continuam sendo baixados e o console gasta menos bateria. Para voltar, basta clicar no botão PS ou deslizar o dedo pelo sensor de ligar! Ah sim claro, não existem mais botões! Tanto o ejetar, quanto o ligar, são sensíveis ao toque e basta deslizar o dedo para ativá-los. Eu já consegui ejetar um disco no meio do jogo quando fui conectar o cabo USB =/ Ele é sensível sim, não chega a ser tão sensível a ponto de você nem encostar e ele já ligar/ejetar, mas é bem sensível ao toque sim! 

  Depois é criar uma conta (ou usar uma já existente, como no meu caso) e configurar a ligação a internet (se for conectar). É realmente rápido todo o processo! A primeira att demorou uns 18 minutos para instalar, e a segunda, uns 5 minutos. 
Ai meu chapa, chegamos até a INTERFACE! Fico muuuito feliz em dizer que o nome PlayStation Dynamic Menu se encaixa perfeitamente nessa nova interface, porque se tem uma coisa que ela é, é dinâmica! Navegar entre os menus, ver as novidades de seus amigos e até mesmo entrar na PlayStation Store é uma coisa extremamente veloz! E ainda temos direito a uma musiquinha de fundo pra animar =D 
Não é possível trocar a cor ou mesmo adicionar um tema, como era no PS3. Mas, eu sinceramente acho que isso não faz falta nenhuma.
E o que me deixou mais de boca aberta, é que logo quando você clica no seu usuário, ao mesmo tempo em que abre a interface, você já se conecta á PSN!
 Claro que não poderíamos esquecer da PSN, que agora exige uma assinatura da PlayStation Plus caso queira jogar online. Nos primeiros dias, eu não assinei o serviço e pude jogar a campanha normalmente, além de enviar mensagem aos amigos, conectar á internet, tirar screenshots e gravar gameplays através do Share. 
Depois quando assinei a Plus e finalmente fui jogar online, não tive reclamação alguma. Killzone: Shadow Fall e Assassin's Creed IV rodaram lisinhos, apesar de minha internet não ser aquelas coisas! Fazer live também era muito bom, não travou e só rolou um pouco de lag em algumas partes. Mas quanto maior for sua internet, bem menores as chances de isso acontecer né :P
Os downloads de Resogun e Contrast foram de boas, podemos jogar enquanto os downloads vão rolando em segundo plano, então não há com o que se preocupar. Uma coisa que eu senti falta, foi de poder pausar o download. Estranhamente, não tem essa opção! Quando começar o download, você tem que ir até o fim ou excluí-lo..
O aplicativo de Internet é ligeiramente mais rápido que o do PS3, mas também eu achei que não muda muita coisa não.
Netflix e outros aplicativos de entretenimento é aquela coisa lá, não tem que mudar muito. A interface está meio diferente e obviamente, mais rápido. 

A transferência dos troféus e outros dados da sua conta do PS3/Vita para o PS4 nem exige download ou algo do tipo, é instantâneo. Porém, eu achei uma merda que, quando você recebe uma mensagem em um console, quando você conectar no outro console, aquela mensagem vai estar marcada como ''não lida'', mostrando o ícone de mensagem. 
Os troféus dos jogos do PS3 aparecem no PS4 e vice versa e atualizam sempre que você sincroniza com a PSN. 
(Detalhe: eu não sou tão noob assim.. estou no nível 2 porque essa conta é nova, mas na outra estava no nível 14 u_u Alias, agora já estou no nível 4, 96% :P).
 Ainda tem a opção de sincronizar com o facebook, deixando assim sua foto da rede social como a foto de perfil do PS4. Você também pode escolher quem quer que veja seu nome verdadeiro, e a pessoa pode lhe enviar um Pedido de Nome, e caso você aceite, ele poderá ver seu nome verdadeiro.
Uma coisa que eu fiquei me perguntando, e ainda estou, é porque raios o console não notifica quando algum amigo fica on/off.. Achei estranho, já que no PS3 já tem isso né.. Mas numa atualização futura, quem sabe!

Os troféus estão bem mais organizados agora. Você com certeza sabe a raiva que dá quando você platina um jogo e fica 70% por causa dos malditos troféus de DLC. Agora esses troféus são divididos por DLC. No caso do Assassin's Creed IV, tem a lista de troféus do jogo e tem mais 2 listas, 1 pra DLC do Barba Negra e outra para a Freedom Cry, quando jogamos com Adéwalé.





O DUALSHOCK 4!

Sem ele não seria possível jogar: o fodelástico DUALSHOCK 4! Vocês não acreditam como eu estava ansioso para tocar nessa belezinha.. e ao mesmo tempo com receio de não me acostumar com ele. Mas para a minha grande surpresa e felicidade, logo que o peguei pela primeira vez, como se fosse mágica, ele se encaixou perfeitamente em minhas mãos :O
É muito anatômico a criança! Os analógicos não escorregam e também não machucam/cansam o dedo como ás vezes acontece com o DS3 quando fico muito tempo jogando. Apertar o Share e o Options é intuitivo, você sabe que está lá e quando precisa deles, vai lá e aperta quase automático.
A tela de toque responde muito bem. Apesar de não ter muitos jogos, da pra ter uma ideia do quão foda será se os produtores souberem aproveitá-la. Em Killzone: Shadow Fall, jogo que mais faz uso da tela até agora, a combinação entre tiroteio e mexer com o Owl, alternando suas funções deslizando o dedo em diferentes direções na tela, é algo lindo de se ver e de se fazer!
A saída de áudio em baixo da tela com certeza é promissora! Confesso que levei um puta susto da primeira vez que uma voz começou a falar após eu pegar um audiolog em Killzone xD Mas depois deu pra acostumar. Em Resogun os caras fizeram uma coisa perfeita: enquanto os tiros e explosões ficam por conta da TV, a voz da narradora sai pela saída de áudio, não comprometendo assim a emersão no jogo!
O headset que vem junto com o pacote, e é conectado abaixo do botão PS, responde bem as suas funções. Ele não é muito potente, mas eu o testei em Assassin's Creed IV e também ouvi outras pessoas falando e a voz sai muito nítida. Em comandos de voz, você não precisa gritar para o console responder, mas também se estiver alguém falando junto, tudo vai por água abaixo xD Tem somente as funções básicas, mas é divertido usar esse recurso!
Os Gatilhos R2/L2, ah, aqueles gatilhos. Fiquei realmente com receio de trocar a utilização dos botões da frente R1/L1 pelos gatilhos, mas é simplesmente incrível! Em primeiro momento claro, causa uma estranheza e eu pelo menos confundi algumas vezes os botões, mas depois de 1 dia de jogo ficou tudo claro! Não vejo a hora de jogar um Uncharted utilizando os novos gatilhos :3
A Barra de LED é uma ideia interessante, mas serve mais como enfeite e para os outros verem. O grande problema dela é que você não a vê! Você está concentrado na televisão e não da pra ficar olhando pra luz. Em Killzone Shadow Fall, por exemplo, a barra indica sua vida: verde quando está saudável e vai ficando vermelho quando tomamos dano. E quem vai ver isso? Pois é.
Mas ela não serve também só como uma luz, e sim como um Move mais simplificado. Na hora de digitar, por exemplo, é possível movimentar o controle e ir clicando nas letras desejadas. Eu tentei usar essa porra e sinceramente fui um caos xD Pode ser falta de treino, mas achei meio esquisito e.é
E quem tiver a PS4 Eye ainda poderá interagir com ela usando o controle. Eu infelizmente ainda não há tenho, por isso que também ela não era aparecer na análise! 
Se você já viu o DualShock 4 (impossível não ter visto ainda né? :P), percebeu a ausência de dois botões: Star e Select! Eles foram substituídos, respectivamente, pelo Share e Options. O Options faz a vez do Start e Select, tudo num único botão. O Select geralmente era usado para abrir algum mapa ou coisa assim. Em Assassin's Creed 4 pelo menos, para abrir o Mapa temos que aperta a tela de touch. Vamos esperar pra ver os próximos jogos!
E o Share! Ah, o Share. Quem não gostou da ideia de poder compartilhar screenshots e vídeos de gameplay com os amigos, além de poder fazer lives? Tudo que você compartilha pode ser visto através da área Novidades, além dos troféus ganhos e últimos jogos jogados por você e por seus amigos. As lives que estão sendo transmitidas naquele momento, podem ser vistas através de uma área especial para isso, chamada Ao Vivo do PlayStation.
Abaixo vou colocar algumas screenshots que eu compartilhei! Depois faço um post com algumas gameplays também, mas quem quiser já ir vendo algumas, podem me seguir no meu canal do YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCegxLA522tpcaMcTv7zcLzQ






 

   DUALSHOCK 3 vs. DUALSHOCK 4

Saíram alguns vídeos algum tempo antes do lançamento do PS4 aonde os caras testavam o novo DualShock no PS3. Enfim, eu mesmo resolvi fazer o teste. Adivinhem? Não jogo mais com o DualShock 3 xD Sou muito grato á ele pelas inúmeras horas que passei jogando, mas se depender de mim, ele já está aposentado! 
Eu testei o DualShock 4 em: Borderlands 2, Shadow of the Colossus, God of War 3 (aliás, eu platinei novamente GoW3 usando o DS4 :3), Hotline Miami e Mortal Kombat (2011) e em todos eles o DS4 funcionou muito bem, sem nenhuma demora de resposta aos comandos. É preciso ficar com o cabo USB conectado, mas ele é longo e isso não é nenhum grande problema. A única coisa que eu achei estranho é o Botão PS não funcionar, sendo necessário usar o DS3 (é, não vou aposentar o meu, vou usá-lo de suporte :P) quando for precisar usá-lo!


 Então essa foi minha opinião sobre o PlayStation 4! Pensa diferente? Algo a acrescentar? Comente ai e me adiciona na PSN se quiser pra gente dar uma jogada: PH_Barelli


 

2 comentários:

  1. depois dessa análise ao ps4 me decidi de vez, vou comprá-lo. o xbox one é até legal mas tenho medo da puta do kinect sair no meio da partida online e eu perder a partida. Vlw mesmo cara logo logo terei meu ps4 e te adicionarei pa nois jogar :)

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat