Eai galera, como todos devem saber, o PS4 já lançou faz algum tempo! E eu, PH, já tenho o console em mãos õ/ Então, eu vou fazer aqui uma pequena análise sobre o console.
Como todas as Análises daqui do Blog (quem ainda não viu nenhuma, da uma olhadinha lá na tag Análises!), não vou escrever nenhum puta artigo á lá Zangado, afinal eu nem saberia como fazer, mesmo que quisesse :P
É mais para mostrar o meu ponto de vista sobre o console e quem sabe a gente debater aqui, né não?
Eu tirei algumas fotos, que ficaram de fato ruins, mas eu vou postar aqui xD Então vamos lá!
Análise - PlayStation 4 - O Console mais Poderosos de Todos os Tempos!
Começando claro por uma das partes principais: o CONSOLE! Quando eu o peguei pela primeira vez, pude perceber que ele é realmente leve, porém pelo jeito que o povo falava, eu achei que seria um pouco mais leve. Mas claro, isso não é nenhum ponto negativo.
A caixa que veio o PS4 é bem pesadinha até, e a minha meio que já rasgou um pouquinho em cima xD
A felicidade de conectar o cabo HDMI e a fonte e vê-lo ligando é sensacional!
A luz azul surge quando o console está sendo iniciado e logo é substituída pela luz branca!
Preciso ressaltar que ele fica perfeito na estante: um aparelho meio ''torto'', uma aparência realmente moderna com aquela luz no meio. O console é dividido em um preto fosco e o ''jet black'', que pelo que eu notei é facilmente marcado pelos dedinhos!
Outra coisa que impressiona no console é o quão silencioso ele é! Algum barulho pode ser ouvido quando está iniciando algum jogo, mas nada comparado ao barulho produzido pelo PS3. Além disso, ele não esquenta a ponto de conseguir fritar um ovo, igual acontecia com nosso querido PS3. E caso ele esquente muito mesmo, uma luz vermelha será exibida e o console desligará automaticamente. Mas nada com que se preocupar muito: basta deixar o console esfriar um pouquinho. Claro que se isso voltar a se repetir muitas vezes, é bom arranjar um lugar mais arejado para o seu console, quem sabe até mesmo colocar um ventiladorzinho do lado!
Apesar de não ter trocado o HD ainda, eu já testei como seria o processo: temos que tirar a parte jet black de cima (a parte preto mais escuro), como já até tinha sido mostrado em um vídeo. Achei bem simples de tirá-la, o difícil mesmo foi recolocar xD eu devo ser meio tapado, por isso senti dificuldade, mas eu descubro quando for realmente trocar o HD.
O PS4 pode ser colocado em modo stand-by, produzindo uma luz laranja quando colocado nesse estado. O controle pode ser carregado, downloads continuam sendo baixados e o console gasta menos bateria. Para voltar, basta clicar no botão PS ou deslizar o dedo pelo sensor de ligar! Ah sim claro, não existem mais botões! Tanto o ejetar, quanto o ligar, são sensíveis ao toque e basta deslizar o dedo para ativá-los. Eu já consegui ejetar um disco no meio do jogo quando fui conectar o cabo USB =/ Ele é sensível sim, não chega a ser tão sensível a ponto de você nem encostar e ele já ligar/ejetar, mas é bem sensível ao toque sim!
Depois é criar uma conta (ou usar uma já existente, como no meu caso) e configurar a ligação a internet (se for conectar). É realmente rápido todo o processo! A primeira att demorou uns 18 minutos para instalar, e a segunda, uns 5 minutos.
Ai meu chapa, chegamos até a INTERFACE! Fico muuuito feliz em dizer que o nome PlayStation Dynamic Menu se encaixa perfeitamente nessa nova interface, porque se tem uma coisa que ela é, é dinâmica! Navegar entre os menus, ver as novidades de seus amigos e até mesmo entrar na PlayStation Store é uma coisa extremamente veloz! E ainda temos direito a uma musiquinha de fundo pra animar =D
Não é possível trocar a cor ou mesmo adicionar um tema, como era no PS3. Mas, eu sinceramente acho que isso não faz falta nenhuma.
E o que me deixou mais de boca aberta, é que logo quando você clica no seu usuário, ao mesmo tempo em que abre a interface, você já se conecta á PSN!
Claro que não poderíamos esquecer da PSN, que agora exige uma assinatura da PlayStation Plus caso queira jogar online. Nos primeiros dias, eu não assinei o serviço e pude jogar a campanha normalmente, além de enviar mensagem aos amigos, conectar á internet, tirar screenshots e gravar gameplays através do Share.
Depois quando assinei a Plus e finalmente fui jogar online, não tive reclamação alguma. Killzone: Shadow Fall e Assassin's Creed IV rodaram lisinhos, apesar de minha internet não ser aquelas coisas! Fazer live também era muito bom, não travou e só rolou um pouco de lag em algumas partes. Mas quanto maior for sua internet, bem menores as chances de isso acontecer né :P
Os downloads de Resogun e Contrast foram de boas, podemos jogar enquanto os downloads vão rolando em segundo plano, então não há com o que se preocupar. Uma coisa que eu senti falta, foi de poder pausar o download. Estranhamente, não tem essa opção! Quando começar o download, você tem que ir até o fim ou excluí-lo..
O aplicativo de Internet é ligeiramente mais rápido que o do PS3, mas também eu achei que não muda muita coisa não.
Netflix e outros aplicativos de entretenimento é aquela coisa lá, não tem que mudar muito. A interface está meio diferente e obviamente, mais rápido.
A transferência dos troféus e outros dados da sua conta do PS3/Vita para o PS4 nem exige download ou algo do tipo, é instantâneo. Porém, eu achei uma merda que, quando você recebe uma mensagem em um console, quando você conectar no outro console, aquela mensagem vai estar marcada como ''não lida'', mostrando o ícone de mensagem.
Os troféus dos jogos do PS3 aparecem no PS4 e vice versa e atualizam sempre que você sincroniza com a PSN.
(Detalhe: eu não sou tão noob assim.. estou no nível 2 porque essa conta é nova, mas na outra estava no nível 14 u_u Alias, agora já estou no nível 4, 96% :P).
Ainda tem a opção de sincronizar com o facebook, deixando assim sua foto da rede social como a foto de perfil do PS4. Você também pode escolher quem quer que veja seu nome verdadeiro, e a pessoa pode lhe enviar um Pedido de Nome, e caso você aceite, ele poderá ver seu nome verdadeiro.
Uma coisa que eu fiquei me perguntando, e ainda estou, é porque raios o console não notifica quando algum amigo fica on/off.. Achei estranho, já que no PS3 já tem isso né.. Mas numa atualização futura, quem sabe!
Os troféus estão bem mais organizados agora. Você com certeza sabe a raiva que dá quando você platina um jogo e fica 70% por causa dos malditos troféus de DLC. Agora esses troféus são divididos por DLC. No caso do Assassin's Creed IV, tem a lista de troféus do jogo e tem mais 2 listas, 1 pra DLC do Barba Negra e outra para a Freedom Cry, quando jogamos com Adéwalé.
O DUALSHOCK 4!
Sem ele não seria possível jogar: o fodelástico DUALSHOCK 4! Vocês não acreditam como eu estava ansioso para tocar nessa belezinha.. e ao mesmo tempo com receio de não me acostumar com ele. Mas para a minha grande surpresa e felicidade, logo que o peguei pela primeira vez, como se fosse mágica, ele se encaixou perfeitamente em minhas mãos :O
É muito anatômico a criança! Os analógicos não escorregam e também não machucam/cansam o dedo como ás vezes acontece com o DS3 quando fico muito tempo jogando. Apertar o Share e o Options é intuitivo, você sabe que está lá e quando precisa deles, vai lá e aperta quase automático.
A tela de toque responde muito bem. Apesar de não ter muitos jogos, da pra ter uma ideia do quão foda será se os produtores souberem aproveitá-la. Em Killzone: Shadow Fall, jogo que mais faz uso da tela até agora, a combinação entre tiroteio e mexer com o Owl, alternando suas funções deslizando o dedo em diferentes direções na tela, é algo lindo de se ver e de se fazer!
A saída de áudio em baixo da tela com certeza é promissora! Confesso que levei um puta susto da primeira vez que uma voz começou a falar após eu pegar um audiolog em Killzone xD Mas depois deu pra acostumar. Em Resogun os caras fizeram uma coisa perfeita: enquanto os tiros e explosões ficam por conta da TV, a voz da narradora sai pela saída de áudio, não comprometendo assim a emersão no jogo!
O headset que vem junto com o pacote, e é conectado abaixo do botão PS, responde bem as suas funções. Ele não é muito potente, mas eu o testei em Assassin's Creed IV e também ouvi outras pessoas falando e a voz sai muito nítida. Em comandos de voz, você não precisa gritar para o console responder, mas também se estiver alguém falando junto, tudo vai por água abaixo xD Tem somente as funções básicas, mas é divertido usar esse recurso!
Os Gatilhos R2/L2, ah, aqueles gatilhos. Fiquei realmente com receio de trocar a utilização dos botões da frente R1/L1 pelos gatilhos, mas é simplesmente incrível! Em primeiro momento claro, causa uma estranheza e eu pelo menos confundi algumas vezes os botões, mas depois de 1 dia de jogo ficou tudo claro! Não vejo a hora de jogar um Uncharted utilizando os novos gatilhos :3
A Barra de LED é uma ideia interessante, mas serve mais como enfeite e para os outros verem. O grande problema dela é que você não a vê! Você está concentrado na televisão e não da pra ficar olhando pra luz. Em Killzone Shadow Fall, por exemplo, a barra indica sua vida: verde quando está saudável e vai ficando vermelho quando tomamos dano. E quem vai ver isso? Pois é.
Mas ela não serve também só como uma luz, e sim como um Move mais simplificado. Na hora de digitar, por exemplo, é possível movimentar o controle e ir clicando nas letras desejadas. Eu tentei usar essa porra e sinceramente fui um caos xD Pode ser falta de treino, mas achei meio esquisito e.é
E quem tiver a PS4 Eye ainda poderá interagir com ela usando o controle. Eu infelizmente ainda não há tenho, por isso que também ela não era aparecer na análise!
Se você já viu o DualShock 4 (impossível não ter visto ainda né? :P), percebeu a ausência de dois botões: Star e Select! Eles foram substituídos, respectivamente, pelo Share e Options. O Options faz a vez do Start e Select, tudo num único botão. O Select geralmente era usado para abrir algum mapa ou coisa assim. Em Assassin's Creed 4 pelo menos, para abrir o Mapa temos que aperta a tela de touch. Vamos esperar pra ver os próximos jogos!
E o Share! Ah, o Share. Quem não gostou da ideia de poder compartilhar screenshots e vídeos de gameplay com os amigos, além de poder fazer lives? Tudo que você compartilha pode ser visto através da área Novidades, além dos troféus ganhos e últimos jogos jogados por você e por seus amigos. As lives que estão sendo transmitidas naquele momento, podem ser vistas através de uma área especial para isso, chamada Ao Vivo do PlayStation.
DUALSHOCK 3 vs. DUALSHOCK 4
Saíram alguns vídeos algum tempo antes do lançamento do PS4 aonde os caras testavam o novo DualShock no PS3. Enfim, eu mesmo resolvi fazer o teste. Adivinhem? Não jogo mais com o DualShock 3 xD Sou muito grato á ele pelas inúmeras horas que passei jogando, mas se depender de mim, ele já está aposentado!
Eu testei o DualShock 4 em: Borderlands 2, Shadow of the Colossus, God of War 3 (aliás, eu platinei novamente GoW3 usando o DS4 :3), Hotline Miami e Mortal Kombat (2011) e em todos eles o DS4 funcionou muito bem, sem nenhuma demora de resposta aos comandos. É preciso ficar com o cabo USB conectado, mas ele é longo e isso não é nenhum grande problema. A única coisa que eu achei estranho é o Botão PS não funcionar, sendo necessário usar o DS3 (é, não vou aposentar o meu, vou usá-lo de suporte :P) quando for precisar usá-lo!
Então essa foi minha opinião sobre o PlayStation 4! Pensa diferente? Algo a acrescentar? Comente ai e me adiciona na PSN se quiser pra gente dar uma jogada: PH_Barelli