Análise - Assassin's Creed IV: Black Flag (PS4)

Quando eu recebi minha edição de colecionador de Assassin's Creed III e coloquei o jogo pra rodar, veio a primeira decepção: Haytham! Não que o personagem seja chato, mas porque, porra, haviam vários trailers mostrando o fodelástico Connor! Obviamente eu queria jogar com ele! E depois, várias e várias sequências chatas e entediantes, pra depois de muito tempo nós pegarmos a roupa de Assassino e toda a bugiganga. O que eu quero dizer é que, assim como muitos, eu também me decepcionei com AC3 e quando Black Flag foi anunciado, eu virei a cara pra ele. Mas, a Ubisoft é safada, com aqueles trailers todo lindões, conseguiram me deixar impressionado (e mais uma vez, não só eu!), e antes que eu pudesse me dar conta, estava jogando Assassin's Creed IV: Black Flag no meu PlayStation 4!
Então vamos para aquela nossa análise meia boca, mas que eu considero divertida! Vou postar algumas gameplays que eu gravei também!

A Era de Ouro da Pirataria!

Logo no primeiro segundo do jogo já deu vontade de levantar do sofá e bater palmas para a Ubisoft. Claro que eu não fiz isso, afinal, continuar jogando era mais importante! O motivo de toda essa alegria é que quando o jogo começa nós já estamos na pele de Edward Kenway, controlando um navio em meio de canhoneiras inimigas. Para ser sincero, eu DETESTEI o gameplay naval de AC3, mas, meu amigo, a gameplay naval de AC4 foi reformulada e está tão maravilhosa quanto a gameplay em terra. Fora que a bordo do Jackdaw, nosso navio, ainda somos presenteados com belas canções cantadas ao vivo pela nossa tripulação. E ainda da pra conseguir mais canções, perseguindo elas (aliás, o coisa chata perseguir essas merdas e.é) nas cidades.
E falando em terra, logo que "pousamos" por livre e espontânea pressão, depois de alguns minutinhos já conseguimos nossa roupa de Assassino. "Ah, não gostei de AC4 porque o Edward nem conhecia os Assassinos e já virou um" Se você é um desses, vá a merda! Há um motivo por trás disso.. mas deixaremos mais pra frente.
Só o que não temos é a Hidden Blade, mas isso também é rapidinho de conseguir (se você não ficar fazendo contratos de assassinato e procurando por colecionáveis por toda a Havana, igual eu fiz :P). E logo que pegamos a Lâmina, já pegamos também uma pistola!


A história do jogo na maior parte passa ao redor de Edward em busca de fama e ouro, perseguindo Roberts, conhecido como O Sábio, para poder encontrar o Observatório, um local que segundo o que dizem, guarda um dispositivo capaz de localizar qualquer pessoa usando apenas uma gota de sangue da mesma. Com esse objeto, Edward faturaria uma boooa grana!
E Edward não é o único pirata famoso e foda que tem no jogo! Temos a companhia de: Charles Vane, Calico Jack, Benjamin Hornigold, James Kidd (Pelo ronco do motor...) E claro, Edward Thatch, mais conhecido como Barba Negra! Apesar de todo esse elenco pirata, a história de Black Flag tem mais conteúdo sobre Assassin's Creed do que eu imaginava que teria. Quem assistiu a E3 deve lembrar da demo que foi mostrada (sim, a que travou). A partir daquela memória, a história do jogo fica melhor ainda, com reviravoltas aqui e ali. 
Chega a ser emocionante! 
STEALTH!!



Para a alegria geral da nação, o Stealth está de volta! Durante o jogo fui percebendo que a Ubisoft realmente deu uma atenção especial nesse ponto. O cenário é todo projetado com pontos para podermos nos esconder e assassinar os alvos em silêncio. E claro, nós ainda contamos com itens para nos ajudar: a famosa e insubstituível Hidden Blade, Bombas de Fumaça, a incrível Zarabatana, capaz de lançar dardos de sono e ensandecidos nos inimigos (veja meu vídeo acima para ver um pouco sobre elas :v) e o Dardo e Corda, que para minha decepção, só aparece no final do jogo então não da para aproveitar muito o que ele tem a oferecer. 
Maaas, há um detalhe: em muuuitas vezes você vai mandar o stealth pra puta que pariu, vai sacar suas espadas e sair matando todo mundo, porque, meu amigo, é muito bom! No começo do jogo é até melhor ir no stealth mesmo, pois os guardas estão mais inteligentes e num deslize seu é capaz de acabar morto, principalmente os malditos Brutos, aqueles caras são muito chatos ¬¬. Mas a partir do momento em que você faz o coldre para poder carregar 4 pistolas.. haha, ai é tiro pra todo lado! Ah sim, o carregamento das pistolas está bem mais rápido, e isso facilita muito. A espingarda ainda é um inferno de lenta, mas nem acho que valha a pena usá-la. Eu mesmo só peguei nela uma vez pra sentir como que estava.
Ainda há algumas missões ridículas no jogo como essa da imagem ao lado de seguir um alvo sem ser visto. Se fosse uma ou duas, tranquilo, mas a Ubisoft abusou dessas missões em Assassin's Creed 4 e.é E pra piorar, esses infelizes olham pra trás muitas vezes durante a trajetória, obrigando você a ficar parado igual um tonto até o cara ter a boa vontade de continuar andando. Felizmente há bastante cortesãs pela cidade e da pra facilitar o trabalho!
Até mesmo embaixo da água e a bordo do Jackdaw você precisará usar stealth algumas vezes :O Durante suas exploradas no fundo do oceano, tubarões vão vim te encher a paciência do início ao fim. Você pode se esconder dentro dos destroços ou em algas marinhas. Á bordo do Jackdaw, ao entrar em alguma área restrita, você deve ficar longo dos olhares dos navios inimigos. É meio chatinho, mas a Ubisoft não fez desses desafios um tormento igual o de seguir as pessoas..

Todos a Bordo!!



Você realmente irá passar bastante tempo navegando.. achava que isso seria algo chato, mas quando menos vi, já estava saindo a caça de navios xD 
Querendo ou não, você será obrigado a usar o Jackdaw (me recuso a chamá-lo de Gralha e.é) fora das missões principais. Isso porque você precisará fazer upgrades em seu navio para poder enfrentar inimigos futuros, e isso exige alguns materiais, que são adquiridos abordando navios (ou em alguns armazéns, mas existem poucos no jogo).
Se você quiser destruir todos os Navios Lendários, é extremamente recomendável fazer todos os upgrades no Jackdaw antes de ir enfrentá-los. Ai ao lado vai um vídeo da minha primeira tentativa de destruir o primeiro dos 4 Navios Lendários :P
A bordo do Jackdaw, você também poderá sair á procura de baús, segredos e fragmentos do Animus em locais não mapeados, além de claro, ter que procurar a maldita Baleia Branca, o maldito Comboio Real, e o mais maldito ainda Baú Social, caso queira o ainda mais maldito troféu "Compartilhar é Cuidar".
Ainda há áreas de caça, aonde você pega seu barquinho á remo e seus arpões para caçar animais marinhos. Um exemplo está logo abaixo:

Eis a maldita Baleia Branca! Falta só o maldito Baú Social, que eu não acho ='(
E ainda... há áreas embaixo da água, aonde você pode explorar navios naufragados ou cavernas de bandidos em busca de baús. Abaixo vai uma gameplay embaixo da água, aonde eu tomei uma verdadeira surra dos tubarões, mas, da pra ter uma noção de como é!

O MULTIPLAYER!


Como eu já suspeitava desde o princípio, o Modo Multiplayer de Black Flag não mudou em praticamente nada dos jogos anteriores. Uma coisa que eu senti que mudou, digamos, drasticamente, foi a pontuação. Agora é mais difícil para alguém que não tem muita afinidade com o jogo conseguir pontuações altas. O envenenamento, por exemplo, antes dava uns 700-900 pontos de boas, agora da uns 600. E eu não sei se foi só impressão minha, mas parece que atordoar um perseguir também ficou mais difícil. O que eu acho ridículo é quando o cara ta de costas, você vai atordoar ele, mas mesmo assim ele consegue te matar. A Ubisoft deveria fazer o esquema de: ta de costas, perdeu! xP
O que mais mudou, e para melhor, foi o modo Alcateia, colocando sequências com alvos infectados, defesa de baús e tal. E esse modo sim da bastante pontos, e é até que fácil chegar a sequência 25, a última sequência.
Os personagens são melhores que o do 3, mas nada supera os do Brotherhood, aonde os personagens do Single-Player estavam no Multi. 
Habilidades são as mesmas de sempre, só incluíram uma nova, aonde você pode deixar uma bomba nas portas/janelas que se fecham quando se passa correndo por elas e nos elevadores. 

Welcome to the Animus!

Claro que não poderia deixar de falar da responsável por todas essas grandes aventuras: a Abstergo! O protagonista, vocês devem saber, não é mais Desmond (para mais detalhes, jogue Assassin's Creed 3), e sim um funcionário contratado pela Abstergo. Você faz parte do Projeto Amostra 17 que foca nas memórias de Edward Kenway. 
Uma coisa ótima é que a Ubisoft falou a verdade: as partes fora do Animus demoram em média 5 minutos, e depois você já pode voltar pra pirataria. Mas se desejar, ainda há mais coisas pra fazer: hackear! O cara de TI, chamado John, pede ajuda pra você para ir hackeando algumas coisas pra ele. Na verdade, quem deveria fazer isso era ele, pois ele havia sido ''contratado" por Shaun e Rebecca (mais detalhes, jogue os outros jogos da Saga AC ;p), mas, como ele não é besta, decidiu pedir ajuda pra você. 
Quanto mais você progride na história fora do Animus, mais acesso você vai ganhando á áreas restritas, podendo assim invadir novas máquinas com informações sigilosas e curiosas! Vocês não tem ideia das coisas que rolam por lá xD Da pra fazer mais uns 50 Assassin's Creed com o que eu vi lá.. a Ubisoft está aprontando alguma, ouçam o que digo e.é

Nota: 9.0


Então é isso ai, espero que tenham gostado da análise! Se já jogou o jogo, mesmo que no PS3, deixe ai nos comentários a sua opinião e se quiser adicionar na PSN para pegar o troféu Compartilhar é Cuidar ou para jogarmos uma partidinha, adicionem lá: PH_Barelli
Até õ/




0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat