Análise - The Last of Us

E The Last of Us continua dando o que falar conforme as pessoas vão jogando esse fantástico game! E eu, PH, vou fazer uma rápida análise do game pra vocês!

- Uncharted?

Primeira coisa: não porra! O jogo não tem nada a ver com Uncharted, e isso é um feito incrível, considerando que foi feito pela mesma empresa e com o mesmo motor gráfico.

- Enredo:

Unidos por situações cruéis, Joel e Ellie tem de sobreviver num mundo pós-apocalíptico infestado por Infectados, seres que foram contaminados por uma espécie de fungo que com o tempo vai transformando as pessoas em aberrações realmente parecidas com fungos, cogumelos; e por humanos bandidos que não estão nem ai para os outros e matam mais por não ter o que fazer. Aliados serão encontrados pelo caminho, cujos também buscam uma esperança de sobreviver! 

- Jogabilidade:

O Game, por mais diferente que seja, é claro que terá algumas semelhanças com outros TPS (tiro em 3ª pessoa).
O bacana do game é seu realismo. A movimentação dos personagens é restringida, até um pouco "lerda" para alguns, porém, isso não atrapalha. Correr de verdade, pra valer, só em situações de perigo, o resto é uma "corridinha". Não podemos pular livremente, somente em algumas partes específicas (raras). Podemos passar por cima dos objetos que estão no caminho, andar agachado para não fazer barulho.
Existem armas determinadas no jogo, porém, como os próprios produtores disseram: "É totalmente possível você zerar o jogo sem pegar todas as armas. Não quisemos obrigar o jogador a explorar, isso será opcional." No total, são 9 armas: pistola, revólver, escopeta, escopeta curta, espingarda, arco e flecha, lança-chamas, el diablo e um rifle de assalto.
Contamos ainda com armas brancas, bombas, molotovs e objetos arremessáveis (tijolo e garrafa de vidro). Temos a opção de lutar corpo a corpo sem porretes ou coisas do tipo. Podemos matar um inimigo furtivamente estrangulando-o ou com faca improvisada.
Em vários momentos do jogo, temos que cooperar com nosso aliado para passar por algumas cenas, como por exemplo, dar um impulso para Ellie subir em um local alto e ela nos jogar uma escada.

- Exploração:

Um ponto bacana do game é a exploração, que apesar de não ser obrigatória, vai punir severamente aqueles que não o fizerem! Afinal, você depende de kits médicos para se curar, facas para matar estaladores pelas costas e outros itens de criação. Também encontramos os colecionáveis que são muitos no game e não são tão fáceis de achar; peças para melhorar nossas armas; e suprimentos para incrementar as habilidades de Joel.
Além dos itens, existem conversas ao longo do game que faz você vivenciar mais ainda aquele momento, curtir os personagens e conhecer mais algumas informações sobre eles, sobre o mundo antes de toda a merda acontecer! Valem a pena (e ainda rendem um troféu xD)

- Sobrevivência:

O ponto forte de The Last of Us é sobreviver em um mundo dominado por infectados e bandidos usando qualquer coisa que encontrar pelo caminho para lhe ajudar nesse caminho de sobrevivência. Os chamados itens de criação são responsáveis pelas criações de kits médicos, bombas, facas, molotovs, armas improvisadas melhoradas... Mas, temos de tomar cuidado com as escolhas, porque por exemplo: molotov é super legal e útil, mas ele usa os mesmos itens que os kits médicos! Duas opções; a escolha está em suas mãos!

- Mundo Pós-Apocalíptico:

O mundo de The Last of Us pode não ser um passeio agradável, aonde você escolhe um canto para observar e tirar fotos, porém, ele é bem bonito. Lixo espalhado, construções abandonadas, carros destruídos, é tudo muito bem detalhado!

- Inimigos:

São basicamente 4 tipos de inimigos:
- Humanos: são bobinhos até um certo ponto. Eles mudam o comportamento quando veem que você está armado. A IA dos caras é tão grande que quando você está mirando para aonde ele está escondido ele não levanta a cabeça, mas quando você está correndo na direção deles, aproveitam a chance para meter bala!
- Corredores: o Level 1 dos Infectados. São mais espertos, mais difíceis de chegar furtivamente. Quando o descobrem, correm feito loucos pra cima de você, te socando, agarrando..
 - Estaladores: Esses são um probrema mora! Você só pode matá-los furtivamente se tiver uma faca, e pior, se fizer qualquer ruído, os infelizes te percebem e começam a correr atrás de você. E a menos que você tenha a habilidade de contra-atacar com uma faca, não irá conseguir escapar da mordida dele.
- Verme: Os piores. Já são infectados há anos. São grandes e escrotos, e ainda atiram bolas de esporos em você. Quando chega perto meu amigo, nem reza adianta, porque você já era! O alívio é quando você pega o Lança-Chamas e acaba com eles rapidinho :P

Nota Final: 10/10

Claro, só poder ser 10! O jogo é incrivelmente fantástico! E você, já jogou? O que achou do game? Comente aí, dê sua nota \o 



2 comentários:

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat